quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Salve Glória Perez!!!!


Hoje vou dedicar esse espaço completamente a Glória Perez. Vamos combinar, enfrentar tudo que tem enfrentado e ainda escrever a novela do horário nobre da Globo. E sozinha. Não é para qualquer um. E olha que não sou só eu que digo isso. Até o respeitado Zuenir Ventura escreveu sobre ela na sua coluna do Globo.


O que é Caminho das Índias? Um show de absurdos? Mais um produto global? Uma Índia carnavalesca?


Meu povo, é nada mais do que o bom e velho folhetim. Cheio de exageros, clichês, personagens marcantes e esteriotipados. Afinal, quem não curte isso quando bem feito. Por favor, que atire a primeira pedra quem nunca acompanhou uma novela do começo ao fim.


Glória Perez tem o pó de pirlimpimpim, que nos faz viajar para uma Índia desconhecida. Ela faz o Brasil inteiro repetir bordões como Hare Baba, Tic Tic, Naja. Introduz na língua portuguesa esses termos que somente funcionam nas obras dela. E só poderiam ser apresentadas por ela.


Se eu não me engano, Glória Perez começou com a grande Janete Clair. E como sua mestre, se recusa a escrever com colaboradores. Ou seja, é uma guerreira. Enfrenta tudo e todos para levar a milhões de lares brasileiros o drama de Maya, os ataques de Tarso e as vilanias de Ivone.


Se analisarmos bem Caminho das Índias, existem dois núcleos centrais: a família Ananda e a família Cadore. Tudo gira em torno de duas famílias ricas de país distantes. Enquanto na Índia todos dividem o mesmo teto, no Brasil os parentes se degladiam por heranças. Tradição e modernidade. O reflexo de uma nova Índia, que como o Brasil, não suporta ver sua realidade na tela como foi visto no ganhador do Oscar QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO?


Assim como nós, os indianos querem ver seu país de forma colorida, divertida, mágica. Resumindo, a novela de Glória Perez é um filme de Bollywood. Todo mundo critica as musiquinhas e dancinhas na casa de Opash. Mas vá assistir um autêntico enlatado indiano que você vai entender tudo.


No capítulo de hoje, muita coisa aconteceu. Na verdade, a autora tá acertando os pontos da história que se passa no Brasil para na próxima semana ficar só na Índia. O que deu de polícia na novela hoje não foi brincadeira. Teve até Swat. Ivone, magistralmente defendida por Letícia Sabatella, virou o saco de pancadas das madames de Caminho das Índias. E provou que não é bom se meter com as novas socialites brasileiras, todas fizeram aula de defesa pessoal.


Semana que vem Caminho das Índias acaba, e começa mais uma trama de Manoel Carlos. O que comprova o que disse acima. Que adoramos ver o lado feliz e mágico da vida. A pura fantasia. Ou alguém aqui acredita no Leblon que o Maneco coloca na TV?


Eu só fico me perguntando qual será o próximo passo de Glória Perez. Depois de nos apresentar o Marrocos, dar uma passeada pelos Estados Unidos e nos presentear com uma Índia mágica, qual será o próximo país desvendado por essa autora que é pura imaginação. Hare baba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário